English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

10 de setembro de 2008

MINHOCULTURA








(instalações com novos recursos ou simples, conforme ilustram as fotos)
As minhocas tem uma longa história associada ao ser humano. Os egípcios, na época dos faraós, associavam a terra fértil aos processos de inundação do Rio Nilo e as atividades das minhocas. As utilizavam inclusive em cerimônias culturais. As minhocas foram lembradas também por Aristóteles, que as chamou de “intestinos da terra”.
Mas muitas outras atividades são desenvolvidas com elas como a minhocultura, onde se transformam resíduos orgânicos em húmus, um adubo orgânico para hortas e jardins. Os pássaros, peixes e até alguns indígenas consomem as minhocas como alimento aproveitando os 70% de proteína existentes em sua composição. E os chineses as utilizam também para compor produtos farmacêuticos.

Objetivos da criação

A minhocultura é a única atividade agro-zootécnica que mensalmente dá ao produtor, colheitas de dois produtos: a minhoca (carne) propriamente dita e o seu humus. A minhoca é mundialmente criada com as finalidades seguintes: - Pesca, como isca; - Composição de farinhas protéicas para diversos fins; - Indústria farmacêutica para fabricação de medicamentos; - Agricultura, recuperação de solos áridos; - Transformação de resíduos orgânicos industriais, ecologia; - Transformação de restos orgânicos agrícolas, sobras de culturas; - Transformação de restos urbanos: esgoto e lixo; - Alimentação animal, (minhoca viva ou em ração) para: aves, rãs, peixes, camarão, suínos, eqüinos, bovinos, etc...; - Alimentação humana.
A minhocultra utiliza vermicompostagem, que é a utilização de minhocas no processamento de restos orgânicos (lixo doméstico, estercos, restos vegetais, etc.), transformando-os em adubo a ser utilizado no solo. O produto resultante é chamado de vermicomposto ou húmus de minhoca.
Por ser uma tecnologia de baixo custo, a vermicompostagem é adaptável à pequena produção. O interesse por essa técnica é observado tanto no meio rural quanto nas cidades, já que a atividade não exige muito espaço.
Espécies: Das 4 mil espécies de minhocas conhecidas, apenas 3 são cultivadas para fins comerciais.
a) Eisenia Foetida: Popularmente conhecida como “Vermelha da Califórnia”, a mais utilizada para iniciantes e pequenos produtores.
b) Lumbricus Rubellos: São encontradas nos montes de estercos.
c) Eudrilhos Eugeniae: Que é a “Gigante Africana”, que esta em alta moda e tem excelente aceitação
Reprodução: As minhocas são hermafroditas, ou seja, o mesmo individuo tem dois órgãos sexuais mas não se auto fecundam. Precisam de outro parceiro para se reproduzir. Ficam sexualmente maduras aos 40 dias de idade e reproduzem-se durante todo o ano. O acasalamento dura um período de uma a duas horas, as duas minhocas ficam fecundadas e põem de 1 a 20 ovos. A postura é feita de 5 em 5 dias, cada minhoca produz 500 filhotes por ano. E a capacidade reprodutiva dura a vida toda, tendo ela 10 anos de vida, o ovo fertilizado eclode com 28 dias.
Alimentação: a matéria-prima mais usada é o esterco bovino curtido “estrume”, porém deve ser de boa procedência e não apresentar contaminação pela presença de predadores; como também a de amônia, proveniente da urina de animais ou por resíduos de outros produtos.É aconselhável que o agricultor tenha sua própria matéria-prima.
Cobertura: o canteiro deve ser coberto por uma camada de 5 a 10cm de palha seca para manter a humidade e a escuridão, essenciais à criação de minhocas, que não podem receber luz solar.
Temperatura: a temperatura interna do canteiro ideal, para criação da espécie vermelha da Califórnia situa-se na faixa de 16º a 22ºC.
Humidade: a humidade do material deve ser em torno de 60%, mantidas através de regas em dias alternados.
Na minhocultura (criação de minhocas), vale a criatividade, com instalações simples e pouco investimento. Recomenda-se buscar informações em livros, sites, revistas, periódicos e visitar minhocários, além de consultar técnicos.

27 comentários:

  1. Olá amigo João tudo bem ?
    to aqui visitando o seu blog ta muito legal gostei vou colocar o seu url nos meus links ok ?
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá chará,
    Que bom que gostou do blog. Fico feliz mais ainda por colocar em seus favoritos.
    Fique avontade e caso tenha algum conteúdo técnico não se acanhe em publicar aqui em nosso blog.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu gostaria de ter um minhocario em casa eu moro em apartamento mas assim so por diversao e com pouca minhoca tipo 20 no maximo

      Excluir
    2. Olá, acho que você não leu toda a matéria,veja no texto a parte de reprodução e faça a sua análise.
      Você pode ter uma pequena criação num espaço reduzido em caixa ecológica, não há nenhum problema, mais você deve ficar atento na reprodução.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá meu amigo!

    Estou tentando iniciar esse típo de criação, pois na parte de tijolos ecológicos, parece que não houve muita aceitação.

    Estou estudando as possibilidades do mercado, e se tudo der certo irei com certeza entrar de cabeça nesse negócio, uma vez que também faz parte do interesse ecológico ao qual tanto me preocupo.

    Porém, apesar do baixo custo, ainda tenho que tirar muitas dúvidas.

    Abraços

    Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Robson, obrigado pela visita.

    Você não disse quais são suas dúvidas, me preocupa quando âfirma que vai entrar de cabeça no negócio.
    A criação de minhocas ainda é um bom negócio, emboramente esteja muito explorada e não se fica rico com a minhocultura, no entato, vejo que você tem uma ótima oportunidade de lança no mercado uma nova forma de criar esses anelídeos, que na visão ecológica seria uma novidade, oferecendo o seu "No hall" com os tijolos ecológicos na construção dos canteiros de minhocas. Legal gostei.
    Temos bons livros dessa atividade,
    o que mais gosto é de Valcir Delongo, pois este é de linguagem mais técnica. O outro, com linguagem mais simples é de Marcio Infante Vieira..
    Há! Não se esqueça, consulte um Técnico de sua região.
    Um abraço e bons negócios.
    João Felix.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia João...

    Quero tirar só umas dúvidas...
    Quando você se refere a não ficar rico, não é que não consiga tirar um extra com a minhocultura né?Tenho um propriedade que se adapta perfeitamente a essa técnica e com certeza acho que seria uma ótima forma de rendimento extra, o que você me diz?E também gostaria de saber como consigo fazer uma pesquisa de mercado, onde devo procurar?

    Obrigado e parabéns pelo seu blog...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo obrigado por visitar nosso blog.

    Quando digo "não fica rico", é porque a minhocultura apesar de simples, exigem fatores que possam dificultar, por exemplo, o volume da produção, pois deve ter composto orgânico suficiente (esterco bovino) como base da produção. E sendo como atividade principal, ai sim, tem que ter um bom planejamento e a disponibilidade desse material, e isso tem custo.
    Quanto a outra pergunta, vale a criatividade. Recomenda-se buscar informações em livros, sites, revistas, periódicos, visitar minhocários e avaliar o comercio local, como quiosques, hortos lojas de produtos agropecuarios etc.
    É isso.
    Bons negócios.
    João Felix

    ResponderExcluir
  7. Olá João Félix.

    Estava lendo o post no seu blog em que vc fala sobre minhocultura. Há alguns meses iniciei o meu minhocário em caixas e tenho tido alguns problemas. No início houve uma infestação daqueles mosquitinhos minúsculos que dão em bananas. Agora o meu minhocário está infestado de carrapatos. Não sei como solucionar esse problema. Você teria como me ajudar?

    Agradeço desde já sua atenção.

    --

    Renata Gonçalves

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Renata,
    Pelo seu relato, nos parecer que os mosquitinhos que você descreve parecem ser do Genero Drosophila, que existe um grande número de espécies, popularmente são conhecidos como “mosquinhas das frutas”. Não sei qual a espécie de minhocas você estar criando, se for da espécie Eisenia phoetida (minhoca vermelha da Califórnia), que é a mais comum entre criadores, por serem mansas, por vezes se adaptando algumas intempéries.
    Bom, deixa ver se posso ajudar!
    A minhoca vermelha da Califórnia é única espécie que se alimentam de materiais que estão ainda em decomposição, no caso, de restos vegetais, como gramas, frutas, folhas e secas, onde elas utilizam também como ninhos ou abrigos. Se esse for o caso, reduza a quantidade de restos de frutas, principalmente se for em caixas, próximo ou no interior da residência, as mosquinhas irão desaparecer. Outra solução é deixar esse material se decompor totalmente. Lembrando a você, que o composto nunca deve ser unicamente desse material. Deve-se misturar com esterco de curral, este em torno de 70%, e bem decompostos.
    Quanto à infestação de carrapatos, a única possibilidade da infestação, deve ser oriunda do curral, onde você está adquirindo o esterco. Isso é comum e um perigo, pois pode se espalhar pela residência e parasitar em animais domésticos, como em cães e gatos, ou onde ele achar abrigos, do tipo, locais quentes e úmidos.
    Como solução, aconselho você, evitar o esterco do mesmo curral. Deixe o composto fermentar totalmente, pelo menos, uns 20 dias, misturando e revirando a cada 5 dias, até completar o processo. Repita o procedimento até o resfriamento da compostagem. Leve a massa para o canteiro somente quando, ao apertar um punhado, ela não pingar água.
    Faça a captura das minhocas adultas manualmente e coloque nesse novo composto.
    Leve o material com o problema descrito, para uma área longe e não reaproveite, para que os carrapatos não vão para o novo material. Não utilize carrapaticidas ou inseticidas, pois matará também as minhocas.
    Espero ter ajudado. Um abraço e boa sorte.
    João Felix

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Estou pensando em investir em um negócio próprio, como faço Agronomia, estou pensando em me voltar para essa área. No entanto, Gostei muito deste blog, já está em meus favoritos. Gostaria de saber qual animal você me aconselha a começar, estava pensando em algo que fosse de baixo investimento e de lucro razuável para começar, depois investiria em outra coisa, com o dinheiro do lucro. Pensei em minhocultura e depois em criação de avestruz, na de ovelha também, mas ainda estou muito indecisa em relação a que investir. gostaria muito que você me desse uma ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Olá Angel, que bom que gostou do blog,obrigado pelo favoritismo.
    Bom, em primeiro lugar, voce deve ter uma boa área disponivel. Tive um professor que dizia: Planejando talvez acerte! Pois é, em qualquer atividade temos que ter um bom planejamento. A atividade se desemvolverá com recursos financeiros, planejamento e area disponivel, e sempre observar a questão legal e ambiental. A escolha é sua, voce não pode esquecer de fazer um estudo de sua cidade para saber se há mercado para a atividade escolhida. Consulte um técnico de sua região, ele fara um levantamento e lhe orientara, leia tudo que puder da atividade escolhida. Vejo que voce tem dúvidas e está insegura.
    Depois de bem informada e orientada por um técnico o mais é trabalhar.
    Pau no burro! E boa sorte.
    João FElix

    ResponderExcluir
  11. janildo victor da silva08 julho, 2011

    sou um tecnico em agropecuaria posso presta serviço em uma granja de minhocultura. janildo vera cruz-rn

    ResponderExcluir
  12. Olá Janildo, obrigado por nos acessar.
    A resposta é sim!
    Fiquei surpreso com a sua dúvida, nos parece que vc desconhece ainda as atribuições de um Técnico em Agropecuária, emboramente afirme ter a formação.
    Acesse o "link" ai na lateral esquerda do blog, clique em minha foto (junto com um bezerro Nelore) e abrirá um arquivo em pdf e voce terá todas as atribuições de um Técnico em Agropecuária.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Me interessei a algum tempo por minhocultura e ganhei algumas minhocas de um amigo hoje ja tenho uma quantidade razoavel de humus,e duvidas de como colocar o produto no mercado, e tambem sobre legislaçao.Me escrevi num curso de minhocultua aqui,mais aninda nao foi ministrado(nao formou turma).se puder me ajudar com relaçao as minha duvidas fico grata.Moro em duque de caxiasno rj.
    Emtempo:as minhas minhocas sao basicamente alimentadas de composto organico.

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo, a minhocultura ainda é um bom negócio, no entanto, atualmente é preciso diversificar com outra cultura dentro de uma propriedade. Não sei qual o tipo de minhocas que você estar criando.
    Ai na lateral esquerda do blog tem um link para você consultar. Tire suas dúvidas.Leia também os comentários e respostas da postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá ..boa tarde ..quero parabenizar por este blog...Já a tres anos tenho uma pequena criaçao de minhocas vermelhas da california..e tenho tido problemas com sementes!! gostaria que saber como faço para acabar com as mesmas que brotam no húmus ..mesmo depois de embaladas ainda assim brotam dentro do pacote...por favor me ajude..desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá ..boa tarde ..quero parabenizar por este blog...Já a tres anos tenho uma pequena criaçao de minhocas vermelhas da california..e tenho tido problemas com sementes!! gostaria que saber como faço para acabar com as mesmas que brotam no húmus ..mesmo depois de embaladas ainda assim brotam dentro do pacote...por favor me ajude..desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato,
    Creio que o problema esteja na origem da compostagem! Troque de fonte, no entanto, poderá continuar a situação. Se vc usa esterco bovino de sua região não ha como resolver, pois as graminias da pastagem será a mesma.

    ResponderExcluir
  18. João Felix, parabens pelo seu trabalho continue....
    Gostaria de uma consulta aproximada,quanto kilos de humos consigo com que quantidade de minhocas?
    Qual o valor do kilo do humos no mercado no minimo?
    voce produz humos,qual a sua produção mensal?
    fornece matrizes,qual o preço ?
    tenho area excelente e muito esterco bovino.
    grato Marco Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Antonio, obrigado pelos elogios.
      Geralmente um iniciante usa materiais reciclaveis ( o que tem na propriedade, vale a criatividade). Um canteiro de 2 x 1m é o ideal. Quanto ao preço do humus, está na faixa de Cr$ 200,00 a tonelada, dependendo da região. Uma colonia de minhocas (1 kg ou seis mil minhocas) custa uns Cr$ 30,00 reais. Não estamos mais no ramo de produção de humus.
      As demais dúvidas voce poder consultar a matéria acima, bem como, as resposta dadas a outros seguidores desse blog.
      Um abraço

      Excluir
  19. Olá Joao Felix.
    Pesquisando sobre minhocultura, cheguei neste blog. Tenho um pequeno minhocario em casa, mas tenho um projeto de começar uma produção em grande escala. Porém, tenho dúvidas em relação a fonte de materia prima. Se trata de rúmen bovino, proveniente de um frigorifico. Penso no problema das sementes de ervas daninhas. Será que uma compostagem bem feita as elimina? A ideia é formar leiras e revirar os montes uma vez por semana.

    ResponderExcluir
  20. Olá Luis Daniel, obrigado pelos elogios.
    Você precisa adquirir livros do Professor Marcio Infante Vieira (ver na net é a melhor fonte para o assunto).
    Veja também os comentários de outros (ver página, inclusive tem uma resposta de 15/01/2010 para Renata com as mesmas duvidas.
    Pesquise muito, antes de entrar na atividade, em algumas regiões já não desperta interesse comercial.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Daniel,
    No blog, coluna a esquerda tem um link "Minhocultura" clica lá, tem tudo para tirar suas duvidas.

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente quero te parabenizar pela matéria e principalmente pela educação em responder a todos. Tenho daquelas caixas de compostagem caseira há somente 2 meses e estou encantada com as minhocas californianas. Com erros e acertos estou em fase de aprendizado, mas gostando muito de contribuir com menos lixo orgânico.

    ResponderExcluir
  23. Olá "Ksim" obrigado pelos elogios.
    Desejo sucesso em sua criação. Parabéns pela a iniciativa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Meu nome é Fernanda
    Moro em Rondônia, estou cursando
    Ensino médio e Técnico em Agropecuaria
    Meu PPJ é Sobre minhocultura, Só que é dificio encontrar referencias de minhocoçul. Gostaria de saber se você tem umas boas referencias mara me enviar.

    E parabéns pelo blog. Gostei.

    ResponderExcluir