English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

20 de outubro de 2008

RAÇAS CAPRINAS PRODUTORAS DE LEITE


"Matusalém" - reprodutor Sannen do CTUR/UFRRJ
A cabra foi um dos primeiros animais a serem domesticados há cerca de 10.000 anos na Ásia ocidental, sendo mencionada mais de 150 vezes no velho testamento. Inúmeros povos como os gregos e romanos, incluíram a cabra em suas mitologias, permanecendo até os dias atuais como um dos símbolos do zodíaco (capricórnio é o 10º símbolo do zodíaco). As cabras leiteiras não são tão numerosas quanto o gado de leite, embora tenha se difundido por todo o planeta. Sua grande vantagem esta na sua fácil adaptação a diversas variações climáticas, a exigência de menor espaço além de uma alimentação menos especializada (quando comparada com o gado bovino), o resultado final é a produção de um leite de igual valor nutricional que o leite de vaca, mantendo algumas particularidades próprias.
Dentre tantas raças com aptidão leiteira, a Saanen é uma delas. Trata-se de um animal corpulento e elevada aptidão leiteira, considerada uma das melhores produtoras de leite. Sua produção após o parto pode chegar a 4 litros diários num período de lactação de 10 meses (com registros de até 10 litros diários). Sua pelagem é de cor clara tendendo para o branco-creme e de pêlo curto. Um outro atributo de grande relevância é sua capacidade de adaptação, apesar de não ser uma cabra de elevada rusticidade, habitua-se bem ao regime de pastoreio.
O Brasil dispõe de 15 milhões de cabeças de caprinos, concentradas principalmente na Região Nordeste do país. A produção leiteira cresce ano a ano e demonstra ser de grande interesse para alimentação humana, contribuindo na nutrição de camadas mais carentes, além de fomentar o surgimento de novos negócios ligado a agroindústria.
Tire aqui suas dúvidas e curiosidades no nosso blog, (link a baixo), sobre leite de cabra, processamento de queijos, elaboração de iogurte e muito mais...

Fonte: http://www.queijosnobrasil.com.br/

Foto de Patricia Pires - Disciplina: Médio animais - Manejo com caprinos no CTUR/UFRRJ/2005 - Turma 65

10 de outubro de 2008

CASTRAÇÃO DE SUÍNOS




A castração de suínos é uma técnica utilizada como prática de manejo. Os animais destinados a terminação podem ser castrados em qualquer idade, porém existem vantagens que favorecem a castração nas primeiras semanas de vida (de 7 a 10 dias de idade). Sendo a castração em nosso meio uma medida obrigatória no sistema de produção de suínos para o abate, busca-se uma técnica que seja simples e permita a continuidade do desenvolvimento do leitão.
No dia da castração, bem como durante o período de recuperação, não devem ser realizadas outras práticas de manejo tais como: everminação, vacinações, desmama, transferência para outras instalações. Essas práticas associadas a castração podem diminuir a resistência do leitão favorecendo o aparecimento de doenças.

Dentre os métodos de castração utilizados temos:

- A Castração escrotal, onde se realiza uma incisão sobre cada testículo, longitudinalmente, através do qual se exterioriza os mesmos. Após traciona-se de tal forma que o cordão espermático fique exposto e com o auxilio de material cortante, tais como: bisturi, gilete ou um canivete bem amolado, raspando até romper o testículo.

A castração dos leitões destinados a terminação pode ser realizada em qualquer idade, porém existem certas vantagens que favorecem a castração nas primeiras semanas de vida. Entre elas, citam-se:

· Os leitões estão confinados e são mais acessíveis;
· —Pouca mão-de-obra: uma pessoa para conter o leitão e outra para realizar a
castração;
· — Facilidade da operação;
· — Ocorrência de hemorragia é rara;
· — Cicatrização rápida e inexistência de risco ou complicação na operação;
· — Menor chance de ocorre infecção e, sobretudo, perdas totais por morte;
· — O estresse para o leitão é menor; e
· Quando morrer um leitão castrado nesta idade, a perda econômica é menor do que quando morrer um leitão mais velho.


Nesse manejo, antes devemos lavar as mãos e usar luvas.
Usa-se uma caixa de contenção com as medidas de 22 cm x 12 cm x 0,9cm, para facilitar o trabalho com o animal. Na hora da castração do animal, o local de incisão deve ser higienizado (lavado), com água e sabão e ser secado com papel toalha. Após a secagem faz-se a assepsia com álcool iodado.
Feito a castração, utilizar os produtos “ungüentoPlus” e pulverizar com “mata-bixeira”.
Anotar todo o manejo em ficha zootécnica, tais como: Número do animal, Peso, Idade do animal, Sexo e números de tetas (machos e fêmeas).



Fonte:

· Não foram utilizadas referências bibliográficas, o relatório foi baseado em aulas práticas no Setor Animal da FAGRAM, na disciplina Práticas em Zootecnia.
· Fotos ilustrativas, documentando as aulas.