English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

9 de maio de 2009

Avicultura - Aves Exóticas


 O ramo de atividade que se dedica à criação de aves (galinhas, codornas, patos, perus, faisões, marrecos, cisnes, gansos, pavões, etc.) denomina-se avicultura. Constitui hoje uma técnica muito complexa, dada a maneira muito científica como se procede à criação, tanto intensiva ou semi-intensiva. Criações domésticas e lazer podem ser isentas das legislações, emboramente, não podemos esquecer as questões sanitárias, principalmente em áreas urbanas onde a legislação deve ser obedecida. A criação de galinha é, sem dúvida, a que está mais especializada e, por isso, a que é efetuada com mais rigor; pode dedicar-se à produção de ovos ou à produção de carne em grande escala, com investimentos maiores.
Nos sistemas mais evoluídos de produção, quer de ovos, quer de carne, a criação é exercida por empresas inteiramente especializadas, constituindo uma verdadeira indústria com todos os seus requisitos e aparatos industriais. Assim, certas empresas encarregam-se de manter os núcleos selecionados dos progenitores, procedem à incubação dos ovos e vendem os chamados pintos do dia; compete-lhes selecionar bem as aves progenitoras (matrizes), para poderem garantir boas produções a partir dos pintos que vendem. No Brasil, a avicultura atingiu elevado grau de desenvolvimento, exportando milhares de toneladas. Nas áreas rurais, onde a agricultura familiar e de subsistência, incluem criações de aves, com instalações simples, que contribuem com um percentual considerável na questão comercial, pois, rolam receitas em suas regiões, tais como: compra de rações, medicamentos, equipamentos diversos e de assistência técnica.
Para os que incluem em suas criações ou que pretende iniciar, a aves consideradas exóticas ou ornamentais é sempre importante salientar que estão sujeitas a legislação específica e sob a fiscalização do IBAMA, órgão ao qual compete autorizar as criação e comercialização, por isso todos os interessados devem solicitar autorização daquele órgão federal, é o melhor caminho para atingir seus objetivos e não ter problemas com a lei, um dos caminhos é filiando-se a um clube de criadores, ou preferencialmente, as federações de abrangência nacional ou até mesmo cooperativas.
Dessas, uma das mais atrativas, sem duvidas, é a criação de Faisão (Phasianus colchicus L.), por sua beleza na plumagem e seu alto valor comercial, tanto para abate (pela apreciação do sabor da carne), tanto para exposições. Das 49 espécies de faisões, das quais 46 são criadas em cativeiro e mais de 165 variedades, o Faisão dourado é o mais adorado, por sua imponência nas cores e sua característica, pois muitos o apelidam de Faraó.
E conforme o prometido faremos aqui no Blog, publicações de pesquisas e indicativos técnicos no manejo de diversas atividades da Agropecuária, assuntos destinados a estudantes, técnicos e curiosos. Faremos uma série somente com galináceos e o primeiro será o Faisão, que está disponível em:
www.slideshare.net/joao1959/faiso

Um comentário: