English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

21 de maio de 2009

CODORNA - (Coturnix coturnix)

Há complexidade com abundancia de informações e taxonomia confusa sobre essas aves, descrita pela primeira vez por Linnaeus em seu Systema Naturae, em 1758 como Tetrao coturnix. No entanto, muitos foram os estudos, para melhor entender as aves que ali foram surgindo, seguindo a taxonomia cientifica de Linnaeus, sendo organizados, por Classe, Ordem, Família, Subfamília, Gênero, Espécies e Subespécies.
Comumente algumas aves chamadas de codorna, são aves da ordem dos Galliformes, no entanto, algumas espécies do grupo dos Tinamiformes também são popularmente chamadas por esse nome, A ordem Tinamiformes é representada por uma única família, a Tinamidae, que são aves de aparência galinácea, representante de um dos mais antigos grupos de aves do continente americano, com registros fósseis procedendo do Mioceno da Argentina, com 47 espécies, divididos em 9 gêneros, a maioria conhecidos, como codornas ou Inhambus, ou ainda, como exemplo a Codorna-comum (Nothura maculosa) encontradas no Brasil. Entretanto, é necessário não confundir este grupo com a verdadeira codorna, explorada comercialmente (Coturnix coturnix) que é um membro da ordem dos Galliformes. Disponívem em: http://www.slideshare.net/joao1959/origem-das-codornas, em doc.
Em nossa série, sobre "Avicultura", a próxima publicação será o PATO (Cairina moschata).

2 comentários:

  1. Meu nome é Glaydson, tenho 27 anos, moro em Belo Horizonte/MG e atualmente estou desempregado.
    Pelo fato de estar desempregado estou interessado em entrar para o mercado de criação de codornas poedeiras em
    escala comercial. Adquiri livros e vídeos do CPT e tenho pesquisado muito na internet, porém não tenho encontrado dados
    concretos e atualizados sobre criação e mercado de ovos de codorna, inclusive os dados que constam nos livros e vídeos do
    CPT são do início da década de 90. Portanto lhe peço um auxílio mais atualizado sobre a situação desse mercado e se hoje com essa crise é possível iniciar no ramo e obter bons resultados.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Glaydson,
    Obrigado por nos visitar. Em primeiro lugar lhe parabenizo, pois você procurou o melhor caminho, o do conhecimento. Não importa o material que você estudou ou pesquisou, um bom empreendedor faz exatamente isso. E você deve também visitar criatórios para melhor aprimorar o seu conhecimento nesse mercado, amplo e promissor. Na Coturrnicultura vale a criatividade. Realmente não existem informações atualizadas nessa atividade, as já existentes já são mais do que suficientes, é um mercado já explorado. O que aconselho é ir com cautela. Pesquise sua área para saber se já existe um criador, fornecedores de ração, gaiolas, bebedouros e outros equipamentos que você ira precisar. Comece com poucas codornas, para que você se habitue, observando o comportamento das aves. Veja a disponibilidade de tempo para se dedicar e a área disponível. A codorna japonesa (Coturnix coturnix japônica) é mais indicada para iniciante, além de ótimas poedeiras e de fácil manejo. Não se esqueça, não invista muito, comece aos poucos, faça seu comercial com vizinhos, amigos e o comercio local.
    Quanto ao manejo e outras informações, consulte http://www.slideshare.net/joao1959/origem-das-codornas, de nossa autoria, lá você irá encontrar todas as informações que precisar, se preferir faça Download do arquivo.
    Espero ter contribuído.
    Um grande abraço e sucesso.
    João Felix

    ResponderExcluir