English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

8 de janeiro de 2010

AGRO...? Isso, aquilo, acolá.


É apenas hibridismo ou a união dos radicais?
Ecologia, tudo é uma questão de consciência. Não podemos entender a ecologia apenas pelos seus conceitos. O Termo apareceu em 1870, num trabalho cientifico do biólogo alemão Ernst Haeckel. O “estudo da casa”, essa é a definição, ou seja, estudo do ambiente que cerca o organismo. Para Haeckel, a ecologia designa o conjunto de conhecimento relacionado com a economia da natureza, investigação das relações entre o animal e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo relações com as plantas e animais que tenham contato direto e indireto, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida.
Uma preocupação mundial, mais que na verdade, pouca ou nenhuma providencia é tomada para preservação dos ecossistemas. A “ecologia” está definitivamente incorporada ao nosso vocabulário, presente nos jornais todos os dias. Parece-nos, cada vez mais, necessário entender as leis que regem a natureza. A necessidade por alimentos é cada vez maior para as populações em crescimento, presente ai a industrialização. O homem tem interferido de forma desastrosa e os resultados são na maioria das vezes por ignorância das complexas leis que regem as relações entre seres vivos e seu ambiente. Para Ana Primavesi, “existe uma conexão entre a saúde do homem, a sanidade da comida e o equilíbrio da natureza".
Charles Elton definia ecologia como uma história natural e cientifica. O ecologista Clemente, considerava apenas como ciência da comunidade e Eugene Odum como sendo o estudo da estrutura e da função da natureza.

Há conceitos para o termo ecologia, a partir de vários estudos, procurar entende-los, significa que não estamos pronto para adotar as práticas ecológicas.

Mudar nomes de cursos de formação profissional, significa um novo conceito ou direcionamento para uma nova área especifica? Agropecuária e Agroecologia, qual a diferença? Uma trata a pecuária como arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feito exclusivamente no campo, um "braço" da Zootecnia. A outra trata os mesmos conceitos, somados aos das alternativas ao modelo convencional de agricultura, o qual se tornou insustentável devido ao uso intensivo do solo, à monocultura, à aplicação indiscriminada de fertilizantes inorgânicos e de pesticidas, dentre outros fatores, que retiraram e degradaram os recursos naturais. Em contraste com a agricultura convencional, representa na prática um modelo viável de produção animal e vegetal, baseado em métodos que atendem princípios de produtividade, rentabilidade e qualidade do produto, além de considerar sobremaneira, os aspectos sócio-ambientais. Essa mudança do modelo convencional para o agroecológico está em transição em várias partes do mundo, tanto em áreas urbanas ou rurais. Não é um novo conceito, são apenas princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis. Será que alunos de um curso ou do outro, entenderia isso? Os manejos são os mesmos, a definição é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais. A proposta agro-ecologia para sistemas de produção agro-pecuária faz apenas contraposição ao agronegócio, por condenar a produção centrada na monocultura, na dependência de insumos químicos e na alta mecanização, além da concentração de terras produtivas, a exploração do trabalhador rural e o consumo não local da respectiva produção e podem ser vistas como práticas de resistência da agricultura familiar, ao processo de exclusão do meio rural e homogeneização das paisagens de cultivo. Para alguns, um "modismo".
A disciplina agroecologia era apenas uma abordagem da agricultura que se baseava nas dinâmicas da natureza. Faltou algo em nossa formação? Ensinaram-nos que dentro delas se destacava a sucessão natural, a qual permitia restauração da fertilidade do solo com o uso de fertilizantes minerais naturais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.

Estamos confusos, alguém pode explicar? Com a palavra os especialistas.

Agrícola - (agro=campo + cola=aquele que habita)

Pecuária – (Pecus=cabeça de gado + pecúnia=moeda, dinheiro)

Ecologia – (oikos=casa + logos=estudo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário