English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

28 de agosto de 2010

Mecanização - Acidentes com tratores agrícolas (N.R)


Dentre os e-mails recebidos e comentários sobre as nossas postagens, um deles nos chamou atenção. Na mensagem, o leitor (seguidor) perguntava sobre as normas regulamentadoras para acidentes em áreas rurais, sobre tudo, com tratores agrícolas (máquinas em geral). O que nos deixou na dúvida é se o autor da mensagem era técnico formado em agropecuária, aluno ou profissional já “habilitado” que não tenha passado em estabelecimento de ensino agrotécnico. Essa mensagem nos fez lembrar um fato ocorrido em aula de mecanização, quando aluno do CTUR, que não teve maiores proporções, se não um susto, para a colega de turma na ocasião, apenas motivos de risos, pois sem se saber como, com um microtrator, conhecido como tobata, ela quase arrancou a baliza do campinho de futebol do colégio.
Confesso que fiquei sem resposta para o leitor de nosso blog, pois todos os assuntos aqui abordados, são de fontes de pesquisas, dos conteúdos de aulas e como técnico formado, e a mecanização pouco abordei nas postagens. Logicamente, a habilidade vem em função da prática, e nesse contexto, não me sinto apto a fazer considerações, pois foi uma área que pouco atuei como técnico. O que posso afirmar, é que o conhecimento da legislação é de muitíssima importância e sempre, incansavelmente, me preocupei com o que preceitua as leis. Lembro de todos os conteúdos de mecanização abordados pelo professor, além das aulas práticas, o que não lembro, foi à abordagem na questão das normas regulamentadoras para essa área, especificamente, sobre segurança com máquinas agrícolas.
Para a resposta do leitor do blog, simplesmente agradeci pelo assunto abordado e coloquei na resposta apenas o que tenho em literaturas e escritos de vários autores, e a falta de atenção foi considerada uma das principais responsáveis pelos acidentes. Os autores citam também como causas principais, a perda de controle em atividades de declive, operação do trator em condições extremas, permissão de carona e a ausência de proteção da partes ativas do operador, inclusive o desconhecimento do manual de instruções da máquina operada.

Aula de mecanização - CTUR 2006

Em estudos realizados, ficou provado estatisticamente que, entre os jovens menores de 16 anos e os idosos maiores de 65 anos de idade, ocorrem à maioria dos acidentes com equipamentos agrícolas e isso e motivo de preocupação, pois muitos alunos de estabelecimentos de ensino agrícola estão na faixa dos 16 anos, bem como, funcionários na faixa dos 60 anos circulam nas estradas fora do campus das instituições e isso é preocupante.
Isso nos fez ter a idéia de fazer uma série sobre o assunto. Faremos uma visita ao colégio e acompanhar uma aula e se possível, conversar com o professor sobre essa questão das N.R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário