English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

23 de janeiro de 2011

Sumidouro - Tragédia na região serrana - Ajuda ao Distrito Dona Mariana


Hoje (23/01/2011), assistindo o programa Globo Rural, dos conteúdos do programa, o que mais nos chamou atenção, foi à abertura, onde dizia: “A natureza sempre surpreendeu. O que podemos fazer é não agravar as condições que facilitem os desastres. A natureza sempre surpreendeu os sábios, os cientistas, os políticos e os profetas”.
E como estamos preparando o nosso histórico de nossa contribuição como voluntário na tragédia da região serrana do Rio de Janeiro, para publicar em nosso blog, o que vem mais nos surpreendendo, são a forma como a catástrofe vem sendo tratada pelos políticos. Pelo o que nos ocorre e surpreende mesmo, são suas atitudes e mentiras. Não sei porque ou qual intenção em esconder a real situação daquele povo sofrido da região serrana. Não sei como “eles” tem a coragem e a cara de pau de posar para as câmaras e lentes fotográficas e dizer que recuperaram as áreas devastadas.
Estamos verificando os dados demográficos (IBGE 2010) dos municípios afetados, sobretudo, das áreas rurais. A coisa é tão complicada de entender e opinar, que temos receio em descrever aqui o que vimos por lá. Só pra se ter ideia, nas áreas rurais, a maioria são meeiros ou empregados nas atividades da agropecuária e de agricultura familiar. Dos que sobreviveram, a maioria perderam suas produções ou não há forma de escoar seus produtos. Com o comprometimento das estradas e da fertilidade do solo, que com certeza, lavará anos para recuperar (ou nunca), terão ainda, a preocupação de pagar os seus financiamentos, pois a única solução encontrada no momento é a prorrogação para 180 dias a partir da data de vencimento das operações. Estima-se em 913 o número de agricultores abrangidos pela medida, os números são “furados”. Gostaria de saber qual a mágica que os atingidos farão para cumprir isso, diante da catástrofe. E para os mortos e desaparecidos, qual é a proposta? Ficarão com dividas?
Então para tentar intender “a magica” dos políticos, começaremos mostrando imagens do Município de Sumidouro, que “tinha” 14.920 habitantes, que “tinha” 9.462 na zona rural, que significava 63,42% da população (IBGE 2010). As equipes de resgate tiveram dificuldade de chegar aos distritos de Campinas, Santo André, Dona Mariana e Simões. A nossa não conseguiu chegar ao Dona Mariana (o mais afetado), enquanto isso, não muito longe de nossa equipe, caía um helicóptero do Exercito.

Vejam abaixo as imagens e reflitam:

Estrada de acesso ao distrito de Dona Mariana

Foto de Angelo Brasil: Área rural de Sumidouro (Dona Mariana)

Foto de Angelo Brasil: Escola as escura (abrigo aos sobreviventes e desabrigados)

Foto de Angelo Brasil: Área rural de Sumidouro

Foto de Angelo Brasil: Área rural de Sumidouro

Foto de Angelo Brasil: Área rural de Sumidouro (Dona Mariana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário