English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

22 de fevereiro de 2011

Andanças nas Minas Gerais - Artes e Ofícios


Museu de Artes e Ofícios - Praça da Estação - BH

Enquanto faziamos as nossas andanças buscando informações sobre o Ora-pro-nobis, chegamos ao Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, inaugurado em dezembro de 2005, como o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país. Um belissimo prédio localizado numa antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação. O MAO é um bem estruturado espaço em termos de organização, estrutura para as exposições e uso de recursos audiovisuais, próprio para visitações culturais ou com objetivo de pesquisas estudantis, pois, tem um patrimônio público de uma coleção de mais de 2.400 peças, dos séculos XVIII ao XX. A coleção mostra a riqueza da produção popular na era pré-industrial: os fazeres, artes e ofícios que deram origem às profissões contemporâneas. Ao percorrer entre as peças expostas, encontra-se um suporte de recursos museográficos e de ações educativas, o visitante ver um amplo painel da história e das relações sociais do trabalho no Brasil nos últimos três séculos.
Lá voce tem um encontro com a história. É emocionante estar tão perto de todos os “apetrechos” dos Tropeiros, Canoeiros, Sapateiro, Ferreiro e vários equipamentos agrícolas que foram importantes para o homem do campo.
O MAO está instalado na Estação Central, centro da capital mineira, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário