English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

24 de março de 2011

Taquaraçu de Minas e a qualidade do leite (Parte I) - Andanças nas Minas Gerais


Sabemos que as instalações são de grande importância na criação de animais, porque facilita no manejo e influi diretamente na produtividade e saúde do rebanho. Em nossas andanças nas Minas Gerais, ficamos preocupados com o que vimos, tratando-se da qualidade do leite. Logicamente, não queremos aqui generalizar, pois o que vimos, foi apenas em pequenas propriedades leiteira de Taquaraçu de Minas.
Não é um modo geral, mais notamos que as pequenas propriedades não possuem estrutura adequada para manejo dos animais. È comum produtores não dispor de um local coberto para a ordenha, sendo que alguns usam o próprio curral para ordenhar as vacas. Queremos acreditar, que é por falta de orientação técnica, de no mínimo, na melhor hipótese, conhecimento do Anexo III da IN nº 51 (Regulamento Técnico da Produção, Identidade e Qualidade do Leite Tipo C). Primordial a orientação e assistência técnica, pois, além do consumo do produto e alguns derivados, também são comercializados na região.
Passados quase dez anos após a vigência da Instrução Normativa nº 51, editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que instituiu critérios para a produção, controle de qualidade, armazenamento e transporte do leite, constata-se que novos procedimentos vêm fixando uma nova cultura para o setor produtivo, que passou a priorizar o aspecto qualitativo da atividade. Nos parece, que naquele município mineiro, ninguém sabe disso, inclusive, procuramos na Prefeitura o setor que trata esse assunto e simplesmente ninguém sabia informar, obviamente perdoamos os “desinformados”, porque procuramos o assunto numa época agitada, afinal, todos estavam interessados puramente nos festejos natalinos. Andamos pela pequena cidade e procuramos também, órgãos específicos (federal ou estadual) e não encontramos.
Havia interesse, da nossa parte, saber informações sobre a agropecuária e agroecologia desse município visitado, então, procuramos os recursos virtuais, para a nossa surpresa, no Site da prefeitura não foi possível, pois no link da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, não consta noticias ou informes de suas atividades, se não, o nome do secretário. Seria de grande valia se os dados das demandas da agropecuária de Taquaraçu de Minas fossem divulgados, pois serviria para que este blog fizesse comparativos das atividades sem correlacionar e generalizar os pontos nocivos do que vimos, em relação a qualidade do leite e seus derivados produzidos naquela região, assunto que falaremos no próximo post.

3 comentários:

  1. Meu nome é Carlos Vinicios
    Achei interessante a matéria sobre o leite, na minha sitio eu tiro leite no curral e mando para a coperativa e vez enquando vem tecnico aqui em casa mais nunca falou dessa tal In 51. O meu leite ´e limpo mas fiquei preocupao, vc vai falar tambem de raças de leite gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos, você não fala qual a sua cidade, tudo bem! Mais um técnico fazer visitas e não fazer recomendações, sobre manejo e instalações é inaceitável. Não sei qual a sua produção e que cooperativa manteria um técnico com esse comportamento ou falta de conhecimento da legislação. Procure a sua cooperativa para informações.
    Em 30/09/2008 este blog falou sobre a IN 51 de 18 de setembro de 2002 (acesse na barra lateral, arquivo 2008). Quanto as raças leiteiras, eu recomendo um bom site para você apreciar e estudar, clique na vaquinha na barra lateral a direita, a IN 51 no link abaixo, boa sorte e obrigado por nos visitar.
    IN 51 - http://www.esalq.usp.br/departamentos/lan/pdf/InstrucaoNormativa51.pdf

    ResponderExcluir
  3. Exelente conteudo! Em Taquaraçu de Minas, O QUE PREVALECE É A FALTA DE INFORMAÇAO. QUANTO MENOS CONHECIMENTO OS MORADORES TIVEREM MAIOR É A CAPACIDADE DE CRESCIMENTO DOS POLITICOS QUE VISAM NA SUA PRATICA UM ASSISTENCIALISMO, OU SEJA, AQUI NAO É PRECISO MORRER PARA SER ENTERRADO.É PRECISO QUE DEUS BAIXE NESTA CIDADE PARA MOSTRAR AS PESSOAS (NOSSOS POLITICOS MUNICIPAIS )QUE EXISTEM VIDA ALÉM DO UNIVERSO POLITICO DE TAQUARAÇU DE MINAS, ONDE O EMPODERAMENTO SE ENCONTRA RETIDO NAS MAOS DE MUITO POUCOS(SECRETARIOS LEIGOS E NA MAIORIA DE OUTRAS CIDADES) E O PROTAGONISMO DO TRABALHADOR, DO CIDADAO DE BEM CADA VEZ MAIS DISTANTE DA REALIDADE.A CIDADE É MARAVILHOSA,MAS VIROU LOCAL DE SITIANTES QUE VEM PASSAR FINAIS DE SEMANA E FERIADOS E VOTAR EM ELEIÇOES MUNICIPAIS EM TROCA DE QUALQUER COISA, POIS NAO VIVEM AQUI. CONCLUI-SE ASSIM POIS A CIDADE TEM 3800 HABITANTES DE ACORDO COM O IBGE E O NUMERO DE ELEITORES ULTRAPASSA EM MUITOS NUMEROS. É UMA VERGONHA !PRECISAMOS QUE AUTORIDADES COMPETENTES NOS ASSUMA, COM UMA NOVA VISAO DE VALORIZAÇAO DO TRABALHADOR E DO CIDADAO TAQUARAÇUENSE.

    ResponderExcluir