English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

17 de abril de 2011

Andanças nas Minas Gerais (Final)


Escola abandonada em área rural de Taquaraçu de Minas

Estamos encerrando esta série de comentários sobre nossas andanças nos municípios mineiros, pois teríamos que explicar as tendências das cidades brasileiras, que assistem processos de urbanização, que parece não estar se esgotando, devido a um esvaziamento sistemático do meio rural, pois, além de extenso o assunto, não somos especialista para tal.
Das nossas andanças nas Minas Gerais, o que mais nos chamou atenção, foram às diversidades históricas e culturais. São ricos os informes dessas atividades, inclusive, são explorados incansavelmente no meio hoteleiro e turístico. Não é o foco desse blog, fazer comentários ou divulgar as atividades citadas, apenas fazemos pequenas abordagem para melhor ilustrar as nossas postagens sobre Agropecuária e Agroecologia.
Nos municípios que visitamos, como Belo Horizonte, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, notamos que apesar das populações rurais serem maiores que as urbanas, grande parte das que residem no meio rural tem as suas atividades agrícolas inexpressíveis.
Para se ter uma idéia, em alguns municípios, a atividade rural predominante é a pecuária de leite de pequeno porte e não entram nos dados estatísticos dos órgãos específicos da atividade leiteira. Nas atividades da agropecuária e extração vegetal nem sequer chegam a 4%, como é o caso de Conselheiro Lafaiete e Taquaraçu de Minas, se por acaso, houve avanços, não são aparentes, nem tão pouco divulgados.
E isto, fatalmente, provoca uma demanda de desemprego, pela falta de assistência técnica e queda na vendas de insumos. Esses sim são nossos interesses e de estudantes que acessam o nosso blog, pois eles, são os futuros técnicos, e precisam estar atentos e serem observadores desses assuntos, para melhor atuarem como profissionais, sobre tudo, os que residem ou são naturais dessas regiões.
Recebemos inúmeros e-mails, uns contestavam as nossas opiniões, outros, manifestavam elogios. Queremos aqui esclarecer que, apesar de parecer negativas as nossas informações (da agropecuária) para as cidades citadas, são importantes essas manifestações, pois colocam em alertas os “governantes”, que devem valorizar os fatos históricos locais, incluindo também, os pequenos produtores em atividades e mantendo suas tradições familiares, colocando profissionais técnicos a disposição, para corrigir as demandas nocivas e valorizar mais os seus fatos históricos e culturais, pois, foi a falta disso, que sentimos em nossas andanças.

Visita em pequena propriedade rural - Gado de leite

Horta organica - Sabará

Nenhum comentário:

Postar um comentário