English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

11 de março de 2012

ANA PRIMAVESI



Falar de Ana Primavesi é tão simples como ela própria. Este blog não teve oportunidades e nem o privilégio sequer de assistir uma de suas inúmeras palestras, no entanto, ao longo de seis décadas de profissão, a Agrônoma Dra. Ana Primavesi publicou livros e foi co-autora de outros de autoria do marido Artur Primavesi; que apreciamos e que nos permiti aqui homenageá-la. O foco comum de seus trabalhos é o manejo ecológico na utilização dos recursos naturais adequados ao clima e ao solo. Para os que tiveram a oportunidade de assistir suas palestras, afirmam que ela não se detém apenas ensinamentos de práticas agrícolas ou em explanações de casos em diferentes regiões, ela mescla assuntos técnicos a análises sobre os desafios de se praticar uma agricultura socialmente justa e ecologicamente correta e nem muito menos dissocia produtividade da preservação do meio ambiente. Na sua visão simplista, para o cultivo orgânico, por exemplo, não é apenas a substituição dos agrotóxicos. “Não adianta trocar defensivos químicos por caldinhos porque eles também podem ser tóxicos”, afirma.

“Conheci” Ana quando aluno do CTUR (Colégio Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro) em aulas de agroecologia, aplicado pela Professora Dra. Sandra Barros Sanchez. Na época tínhamos que apresentar em seminário um trabalho sobre manejo agroecológico; tínhamos espaço (apenas o campo agrostológico), mais não recursos literários. Então, buscando esses recursos na biblioteca da Rural, me deparei com o livro Manejo Ecológico do Solo, publicado pela primeira vez em 1980, que para muitos tornou-se a bíblia de muitos profissionais das ciências agrárias que procuram seguir princípios da agricultura ecológica em regiões tropicais.
Além de apresentarmos um belo trabalho estudantil em seminário (baseado nessa obra citada), nos apaixonamos por outros trabalhos publicados por essa austríaca de família de agricultores, do vilarejo de St.Georgen Ob Judenburg (sul da Áustria).
Essa notável senhora com mais de 90 anos, sempre demonstrou a sua forte ligação com a natureza o que fez ir na contramão das técnicas estabelecidas e procurou sempre se guiar pelos sinais que o solo oferece, no que permitiu, inspirado através de seus trabalhos, ser responsável pela formação de gerações de profissionais das ciências agrárias, cujo princípio básico é adequar a produção agrícola ao respeito de cada agroecossistema.

A superfluidade de palavras seria exagero, para ilustrar aqui Ana Primavesi, por sua importância para a ciência, hodierno e porvir.