English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

4 de abril de 2012

ANDRÉ VOISIN


Nasceu em 7 de janeiro de 1903 em Dieppe, porto marítimo da Normandia (França).

Filho de agricultores herdou o gosto pela terra. Graduou-se em bioquímica pela Escola Superior de Física e Química de Paris, em 1924, de onde saiu para o serviço militar na marinha francesa. Trabalhou numa indústria de borracha, assumindo o cargo de químico industrial de artefatos de borracha.

Depois de lutar na Segunda Guerra Mundial, casou com Marthe Rosine, em 1943.

Terminada a guerra, André Voisin se dedicou a pôr em ordem a fazenda da família, chamada Le Talou, de 130 hectares, propriedade da mãe dele, O sucesso de sua dedicação na propriedade, com o uso da rotação de pastagens, tornou o local um belo ponto de visitas de pecuaristas de vários locais da Europa.

Sua curiosidade de espírito e o desejo contínuo de aprender levaram André Voisin a ler muito. E assim, em forma simples, porém seguro de suas pesquisas, Voisin chegou às conclusões sobre rotação dos pastos e o uso racional de fertilizantes.

A partir de 1951 foi convidado a dar conferências em vários países, entre eles Alemanha, Canadá, EUA, Inglaterra e Irlanda. Em 1957 publicou sua primeira obra de interesse agrícola, chamada Produtividade do Pasto. A partir daí recebeu diversas honrarias internacionais e publicou muitos e importantes livros. Suas obras, escritas em francês, foram traduzidas em vários idiomas.

A Academia de Agricultura, em Bonn, na Alemanha, conferiu-lhe o Título Doutor Honoris Causa. Voisin foi o primeiro a receber esta honra, depois do celebre cientísta Louis Pasteur.
Poucos cientistas no mundo são distinguidos com a honraria da reedição de suas obras tanto tempo depois de sua morte e tanto tempo depois da data inicial de lançamento.

André Voisin, morreu em Cuba, em 1964, durante viagem para ministrar cursos na Universidade de Havana.

Um comentário: