English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

26 de maio de 2012

NELSON PAPAVERO


Quando este blog optou em prestar (mensalmente) homenagens às figuras que estão presentes no mundo cientifico, citar apenas os seus nomes não teria menor relevância, pois eles já estão consagrados em inúmeras obras, no entanto, alguns, ainda recônditos em escritos científicos e que só são encontrados em atenciosas pesquisas para trabalhos estudantis (médio e superior).
Conhecer os seus importantes feitos é mostrar respeito a seus trabalhos e hoje tornar-se indispensável e obrigatório em qualquer nível disciplinar.
Por vezes, só tomamos conhecemos de fatos através da leitura, fatos esses ocorridos na história e que não damos conta que ali estiveram presentes figuras importantes que não são lembrados ou dados à devida importância.
Muitos materiais científicos existentes têm os seus colaboradores ainda presentes em nossos dias e que ajudaram a preservar. Um bom exemplo é o Resgate do Acervo Cientifico-Histórico Disperso pelo Massacre de Manguinhos, da coleção entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, uma das mais ricas coleções da América Latina, que inclui insetos de todas as ordens.
Material que teve perdas durante o regime militar, quando o acervo foi removido de forma inadequada para um porão de um antigo prédio no campus de maguinhos no Instituto Oswaldo Cruz , ocasionando danos irreparáveis a diversos exemplares. Dentre outras figuras importantes, que ajudaram na recuperação e complementação desse material está o pesquisador Dr. Nelson Papavero, formado em História Natural pela USP e um dos principais colaboradores do Plano Nacional de Zoologia (PNZ-CNPq), que fez o levantamento da situação dessa ciência no Brasil.
Dr. Nelson Papavero foi biologista do Museu de Biologia da USP e encarregado da área científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, como vice-diretor dessa instituição. Por três mandatos consecutivos (1982-1986) foi presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia.

Doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, uma de suas conclusões como pesquisador, é que os animais sujeitos a extinções, os nomes de muitos deles sofreram um extermino igual ou maior do que as próprias espécies que eles designam.
Dentre tantos trabalhos importantes do Dr. Nelson Papavero é o Dicionário Histórico dos Nomes Populares dos Animais do Brasil, trabalho esse que ele vem preparando desde 1999 em parceria com o professor Dr. Dante Martins Teixeira, da UFRJ. Esse trabalho é considerado pelos etimologistas como vital para a compreensão da origem dos nomes da fauna nacional.
Segundo o próprio autor, o trabalho de catalogação de nomes de animais da fauna brasileira está longe de acabar, com mais de 2.800 páginas, 9.150 referencias e mais de 54 mil verbetes.
Autor de vários livros e artigos científicos em sua especialidade em toda a sua carreira o Dr. Nelson Papavero tem se preocupado com as condições do ensino e da pesquisa de Biologia em nosso país. Hoje, ministra cursos de pós-graduação em vários centros universitários brasileiros.