English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

28 de junho de 2012

BRASIL CERRADO – Vídeo instalação Siron Franco

Fantástico e surpreendente! Ao percorrer os tuneis da mostra de Siron Franco, em alguns momentos chega a ser assustador, principalmente ao se passar pelo túnel de fogo; um corredor de 12 metros com projeção e espelho, com som e fragrância semelhante a queimadas. Esse belíssimo trabalho exposto no Museu de Arte Moderna, o MAM - chama a atenção sobre o Cerrado brasileiro. Em nossa visita a essa videoinstalação, um dos eventos paralelo a RIO +20, nos emocionou e nos fez refletir a importância da preservação de nossos biomas.
Não é fácil aceitar e entender o que vem ocorrendo como o nosso Cerrado. Bioma que tem um terço da biodiversidade brasileira ou 5% da planetária, com mais de dois milhões de quilômetros quadrados, 24% do território nacional. No Cerrado nascem 14% das águas que correm para as grandes bacias hidrográficas brasileiras (Amazônia, São Francisco, Paraná/Paraguai. Na visão do artista é o resultado da riqueza do real diante da riqueza de quem vê.


Quem passa pelo olhar do artista nesta videoinstalação, não pode deixar de lamentar o que está acontecendo, principalmente com as águas cerratenses, que a cada dia o fluxo para as grandes bacias não são suficientes, por causa dos desmatamentos e da compactação do solo. Após apreciar esse belíssimo trabalho, passamos a não aceitar para os que chamam o Cerrado de “feio, pobre e triste” – porque não sabem, não enxergam.
Podemos deslumbrar e ao mesmo tempo ir de encontro com a natureza, como a bioluminescência (cupinzeiros cobertos durante a noite por miríades de vagalumes) ou lamentar em ver a silhueta de vários animais em extinção.


Apesar de triste pela realidade é um espetáculo inesquecível.

2 comentários:

  1. Qual o nome da vídeo instalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mostra do artista Siron Franco retratou as cores, cheiros e sons do Cerrado, o trabalho foi exibido durante o evento RIO +20 (Cúpula dos Povos). Agora não sei ou estar sendo exibido. Desculpe !

      Excluir