English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

22 de julho de 2012

Comunidades tradicionais – Nossas jornadas.


Caiçaras da Vila de Trindade - Paraty/RJ

Em nossas andanças na Cúpula dos Povos, evento paralelo do grande Fórum Global (RIO +20) realizado na cidade do Rio de Janeiro, um fato nos chamou a atenção, que foram às queixas feitas por alguns representantes de pequenas comunidades tradicionais. Queixas essas, que são o reconhecimento de suas atividades que mantém viva as suas culturas. Logicamente essas queixas referiam-se a luta pela sobrevivência respeitando o meio ambiente com sustentabilidade. É certo saber que todos foram representados nos debates durante o fórum e nenhum seguimento foi relegado, mesmo os que não estavam presentes ou se fizeram representar.
Em nossas andanças no território da Cúpula, procuramos interagir com grupos isolados que não fizeram parte nos debates nas tendas ou dos pontos de cultura. Procuramos conversar com representantes de comunidades de pré-assentados, indígenas, quilombolas e caiçaras. Desta última citada, não encontramos nenhum representante.
Como tivemos a oportunidade de trabalhar (assistência técnica) em algumas comunidades tradicionais, por designação de uma cooperativa de agricultores e temos um farto material colhido (relatórios e imagens) durante nossos trabalhos, vamos aqui publicar um resumo de nossas jornadas feitas nessas comunidades.
Começaremos pelo povo caiçara, que fazem parte das culturas litorâneas brasileiras e representam um forte elo entre o homem e seus recursos naturais, gerando um raro exemplo de harmonia com o seu ambiente. Os caiçaras são um exemplo vivo da combinação índio-colono, terra-mar; que se estabeleceram nos costões rochosos, restingas, mangues e encostas da Mata Atlântica.

Um comentário: