English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

12 de abril de 2013

ORA-PRO-NOBIS: A carne de pobres – 2ª edição/2013


Dona Maria Torres (Moinho D'água) - de Sabará/MG

Com nova foto de capa de autoria de Claudio Oliver, um agricultor urbano de Curitiba e Professor de Gestão Ambiental da FEPAR (Faculdade Evangélica do Paraná) a 2ª edição do livro “ORA-PRO-NOBIS: A carne de pobres” relembra no primeiro capítulo, o histórico desbravamento e a trajetória nos sertões pelos bandeirantes, da fome nas zonas de mineração e dos hábitos alimentares nas capitanias de Minas Gerais.
Com maiores informes das variedades da cactácea do gênero Pereskia, planta que está inserida em estudos científicos sobre alimentos alternativos para o combate à fome e desnutrição, assunto que tem recebido atenção no mundo nos últimos anos, sobretudo no Brasil.
Pereskia aculeata
A Ora-pro-nobis é desconhecida pela população dos grandes centros urbanos, promovido por falta de informações, do desconhecimento quanto ao valor nutricional e modo de preparo, faz com que o consumo seja reduzido, tendo em vista, que é uma cactácea com característica diferente em relação às demais hortaliças com sua forma arbustiva espinhenta, no que leva desconfiança e medo do seu consumo em relação a outras folhosas de fácil disponibilidade e já popularizado.  
Para alguns é a “carne de pobres”, pela alta concentração de nutrientes. É carinhosamente chamada de lobrobo e tem o seu próprio festival gastronômico na histórica cidade de Sabará.
O livro ORA-PRO-NOBIS: A Carne de pobres – 2ª edição/2013 - contribui de forma simples e didática, apreciadores de plantas, estudantes de Agropecuária, de Agroecologia, envolvidos em matérias disciplinares sobre Meio Ambiente e de Gastronomia.
Leitores que adquiriram a 1ª edição/2011 teceram elogios, pela simplicidade na abordagem do assunto, devido aos escritos da flora brasileira condensados em livros ou espaçados em periódicos, na grande maioria, de difícil aquisição e consulta ou em obras com linguagens puramente técnicas.


O autor de “ORA-PRO-NOBIS: A carne de pobres” inseriu novas e deliciosas receitas (com fotos), inclusive a campeã “Marreco com ora-pro-nobis” de Maria Torres, insigne moradora da histórica Sabará.
A 1ª edição ainda está disponível no CLUBE DE AUTORES, para adquirir acesse o link:

4 comentários:

  1. Felix,voce está prestando uma grande contribuição para pesquisadores que estão hoje se aprofundando em estudos sobre o potencial das PERESKIAS.
    Eu gostaria que ela não fosse mais chamada de "A CARNE DOS POBRES",isto é discriminação.
    olete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Olete Maia,
      Você tem razão, uma planta com tantos valores, deveria ter um outro tratamento, mas, é cultural,
      e não podemos mudar.
      Grande Abraço

      Excluir
  2. Olá João Félix,
    Enorme é meu contentamento quando encontro alguém que divulga a planta- Ora-pro-nobis..
    Nasci em Minas e costumo brincar que detenho o conhecimento da fonte da juventude, porquê? Fora publicada uma reportagem com o mote: "Ora-pro_nobis, a planta mineira que combate o envelhecimento" -Revista Saúde. À época, um médico que trabalhava comigo,me disse que a revista estava em circulação.Não tardei a ir à compra!E lá falava de suas propriedades, inclusive da lisina para a pele...Há, que planta tão articular!!!Só mesmo nós das "MG" para fazer valer um achado destes!!!E, eu, aqui em SP, falo sempre dela, encontro-a por aquí ,enquanto muitos nem sabem que é comestível!Que pena! Hoje encontrei este site,com esta capa linda, que, tb, farei questão de adquirir!
    Muitíssimo obrigada por fazer circular um saber de uma planta que pode beneficiar a muitos,como já o fizera e ainda faz onde é conhecida!

    Um abraço e muitas publicações!!!

    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,
      Seus elogios e comentários muito nos envaideceu!
      Muito obrigado.
      Abraços

      Excluir